sábado, 11 de maio de 2013

SOBRE RHADA NASCHPITZ




     Profissional de Educação Física pela Universidade Gama Filho -RJ (2000), começou seu envolvimento com danças orientais em 1996. Iniciou seus estudos com a dança do ventre (Escola de Danças Ancestrais Gaia), mas acabou especializando-se em Danças Ciganas em 1998. Começou ministrar aulas e fazer shows, já como profissional, em 2002. Até  2005 participou de shows e eventos importantes dentro do metiê de Danças Ciganas, como dançando em shows do Músico Alexandre Flores e sendo membro da Cia Tzigane da Escola de Danças Ancestrais Gaia, entre outros. Sempre empenhada em pesquisa e estudo dentro da dança, participou de diversos workshops e se empenhou  em estudos de Flamenco, Zambra, Ghawazee, Sulekule, Karsillama Gitana, Rumba Kali, Romanê, Dança Russa...A partir de 2005, ainda como sócia e professora do Espaço de Danças Rhada & Lucia, se ateve só à Shows , estudos e pesquisas dentro já do estilo TRIBAL , devido a seu compromisso com sua outra profissão de Designer de Jóias. Nessa etapa," desenvolveu" o estilo Gypsy Fusion, uma das vertentes da Dança Étnica Contemporânea, e começou estudo e pesquisa intensos dentro dessa nova forma de dançar. A experiência em Dança Cigana , que é fusion na essência, e em suas influências, contribuiu para seu ingresso definitivo na Dança Étnica Contemporânea TRIBAL FUSION . Acrescentando a influência Dark /Rock , outro lado marcante e peculiar de sua expressão artística , e ainda influenciada pela dança teatro e sua maior fonte de pesquisa Pina Bausch , aliado a estudos de danças contemporâneas e urbanas como o Hip Hop , Rhada começou a definir seu estilo e sua dança. Daí por diante se apaixonou de vez pelo TRIBAL e dedicando-se ao aprimoramento constante, decidida a se tornar profissional de Tribal Fusion e não mais ministrar aulas de Danças Ciganas Tradicionais, e sim apenas usá-las como fusão .Suas primeiras performances de Tribal Fusion eram mais Gypsy Fusion, mas com o estudo de ATS (workshops de Isabel de Lorenzo -Itália/ DVDS do FatChance, DVDS de Tribal Fusion), aulas de Hip Hop com Pedro Droppe, e workshops com as principais referências internacinais do Tribal Fusion que estiveram no Brasil como Sharon Kihara, Mardi Love, Geneva Bybee, e sua maior influência Ariellah Aflalo (com a qual também fez aulas particulares por skype), sua expressão e estilo foram se redefinindo. Hoje seu trabalho como professora, coreógrafa e dançarina profissional pode ser caracterizado como Dark Arts. Uma das várias possibilidades dentro da Dança Étnica Contemporânea TRIBAL FUSION. Caracteriza-se por enfatizar uma estética expressionista e surrealista, forte teatralidade e certa carga dramática. Vertente inspirada nas várias cenas da cultura Dark/Gothic (noir, industrial ,burlesque, medieval, vitoriano...) e também em cenas urbanas como o rock`n`roll e o hip hop... Em todo um universo alternativo e contemporâneo, e  indo também até o folclore  Brasileiro. Isso tudo fusionado as danças orientais e étnicas.
Sua tendência ao Dark Arts já se manifestava na sua primeira performance Rock Fusion em 2007 com a Banda de Rock Matilha- Néctar RJ, e já ministrava aulas com essa proposta ,tornando-se a precursora do estilo ROCK FUSION no Rio de Janeiro, com a estréia oficial no SEGUNDO TRIBES BRASIL 2009 .Também ministrou o Primeiro Workshop de Rock `n` Fusion do Brasil, pela Escola de Artes Orientais Asmahan em 16/10/2010. Chegou a participar também do PRIMEIRO TRIBES BRASIL 2008, já com uma performance mais Gothic Gypsy. Foi depois do Tribes 2009 que seu estilo  Dark Arts se consolidou, pois mesmo dentro da fusão Gypsy inseriu o contexto Dark que levou a caracterização de Gothic Gypsy. Já totalmente inserida no contexto de shows e eventos da TRIBO, em 2010 entrou para Equipe da Escola de Artes Orientais Asmahan ( pioneira no tribal do Rio de Janeiro e produtora dos espetáculos Tribes Brasil...), participando do TERCEIRO TRIBES BRASIL como membro da Cia.Caballeras, e ministrando o Primeiro Workshop de Gothic Gypsy.Também em 2010 ingressou na TRIBO MOZUNA DE ATS,com Aline Muhana e Nadja El Balady, diretoras. Sempre participando de diversos eventos, em 2011 novamente no QUARTO TRIBES BRASIL, Espetáculo Carpe Noctem, com ênfase teatral na sua performance, proposta de todo espetáculo, seu trabalho foi reconhecido e elogiado por Ariellah Aflalo, a maior representação do Dark Arts Internacional. Em 2012, juntamente com Jhade Sharif, diretora do Asmahan,  trouxe para o Brasil o Espetáculo Gothla que surgiu na Inglaterra. O GOTHLA BRASIL é um espetáculo voltado para a Danças Étnicas Contemporâneas com ênfase no Dark Arts, no teatral... Por seu reconhecimento no Dark Arts Brasil, foi convidada para os Espetáculos Rara - Ávis Gothla Argentina e Raks Gothic Gothla Chile, levando com suas performaces , o  Projeto DUABUS ARTIBUS - Music and Dance Duet , que desenvolve juntamente com o músico e produtor Ives Pierini que compõe músicas exclusivas para suas performances, e unem suas Artes no palco.
    Rhada Naschpitz, desenvolve pesquisas dentro do Dark Arts e algumas disponibiliza aqui no Blog. Ministra vários Workshops dentro das temáticas do Dark Arts, e vem desenvolvento desde início de 2012 uma pesquisa sobre os movimentos da Ave Corvo para transformá-los em movimentos na dança, que terá estréia no workshop The Crow Moves - MOTUS CORNICEM no GOTHLA BRASIL 2013.


ATUALMENTE:

- PROFESSORA DE DARK ARTS E DANÇARINA PROFISSIONAL DA EQUIPE ASMAHAN -ESCOLA DE ARTES ORIENTAIS DO RIO DE  JANEIRO, DIREÇÃO JHADE SHARIF.

- CO-PRODUTORA DO ESPETÁCULO GOTHLA BRASIL

- DESENVOLVE JUNTAMENTE COM O MÚSICO E PRODUTOR IVES PIERINI O PROJETO DUABUS ARTIBUS - MUSIC AND DANCE DUET,ONDE DANÇA COM MÚSICAS EXCLUSIVAS.

- PERMANECE ESTUDANDO ATS COM 
ALINE MUHANA (ATS´teacher certified).

- E sempre estudando e sempre pesquisando...



CURRICULUM COMPLETO:

FORMAÇÃO ESCOLAR:
       . Instrução Secundária: Colégio Bahiense LTDA.
       . Formação Universitária: PUC- RJ / Comunicação Visual e Desenho Industrial.(1991)
        .Formação Universitária:Gama Filho-Rj / Educação Física.(2000)
CREF :003567P/RJ
      
Formação Técnica na área de Educação física:
*Curso de Aperfeiçoamento técnico em Musculação Ney Pereira/Gama Filho com especialização em: musculação e fitness, musculação e culturismo, musculação e fisiologia aplicada, musculação e exercícios terapêuticos ,musculação e personal training, musculação e coluna vertebral e ginástica corretiva, musculação aplicada a terceira idade, crianças, adolecentes e gestantes, musculação e saúde.
*Nutrição Esportiva e Atividade física (UERJ).
*Cursou 2 anos de Dança Oriental com Yamin Anukit (Orientalista)
*Cursou 5 anos de Dança do Ventre e Dança Cigana no Centro de Danças Orientais GAIA.(1998 à 2002).
*Aulas de Flamenco com Denise Tenório e Flávia Gomes na Escola de Danças Hórus. E com Rodrigo Garcia no Espaço Rhada & Lucia.
*Diversos workshops (certificados para comprovação) em Danças étnicas e orientais , sendo os de maior importância:

-Workshop de Ghawaaze, Karsilama e técnica avançada de quadril da
professora Fairuza Bannout (23/09/2007).

-Workshops ministrados pelas mestres : Sharon Kihara (USA), Mardi
Love (USA),Ariellah (USA), Mariana Quadros (SP), Nanda Najla (MG), Carol Schavarosk (RJ), Carlos Clark (MG) e Nadja El Balady (RJ), realizados durante o Festival Tribal y Fusion em Caetano do Sul-
São Paulo , nos dias 24,25 e 26 de Julho de 2009.

- Workshops com Isabel de Lorenzo (Itália) de ATS 2, Geneva Bybee (EUA)Tribal Fusion 1 & 2, Nadja el Balady (RJ)Gawazzee, realizados no
Festival TRIBES BRASIL 2010, nos dias 24 e 25 de Julho.

-Workshop de Tribal Fusion com Mariana Quadros (São Paulo) em
12 de setembro de 2010.

-Workshop de ATS com Isabel de Lorenzo em 19 de setembro de 2010.

-Workshop de Preparação Corporal para Dança com Nadja el Balady(RJ), realizado em 20 de Fevereiro de 2011- Asmahan.

-Workshops com Ariellah Aflalo(EUA) At the heart of it all… E
Advanced Techniques, realizado no Festival TRIBES BRASIL 2011
nos dias 25 e 26 de Junho.

-Worshop de Kalbelia Dança Cigana do Rajastão com Patrícia Passo(Espanha/ RJ), em 7 de Janeiro de 2012 no Asmahan.

-Workshop de Dança Cigana da Turquia com Clara Sussekind (Turquia/RJ), em 25 de Fevereiro de 2012 no Asmahan.

- Aulas particulares com Ariellah Aflalo (EUA), por Skype, uma vez por mês com duração de 2 horas no período de Julho de 2011 à Maio de 2012.

- Aula particular com Ariellah Aflalo(EUA) em 25 de Junho de 2012 no Rio de Janeiro, após o Espetáculo Gothla Brasil 2012.

- ESPECIALIZAÇÃO EM PILATES PELA IBRAFISIO (2013)


EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL COMO PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
-Professora de musculação e personal trainer da Academia Power Copacabana, Botafogo e Recreio. (2000-2003).


EXPERIÊNCIAS  PROFISSIONAIS  EM  DANÇA (Principais) :

-Dançarina do Grupo TZIGANE do Centro de danças Ancestrais Gaia (1999-2002):
Principais Shows: Teatro Ipanema, 23 de Setembro 2001 e 12 de Dezembro de 2002.

-Dançarina da Kumpania Rom Rai de Aiyan Zahck e Sibila Rudana (1998/1999).Participando com dança solo em vários Eventos.

- Dançarina do cantor e compositor Alexandre Flores (Explode Coração-Novela da Rede Globo), dançando em vários Shows feitos por ele (1999/2002).

- Participação no Espetáculo Baraka do Grupo Gaia de Dança do Ventre em 15 e 16 de Junho de 2002 no Teatro Ipanema.

-Professora de Dança Cigana da Escola de Dança Templo de Hórus (Praia do Flamengo, 278- 2º andar), 2002 à 2004.

-Professora e Sócia do Centro de Danças Étnicas RHADA & LUCIA, em Jacarepaguá. (2004/2006). Ministrando aulas de Dança Cigana e Gypsy Fusion.

-Participação de Show com Banda Matilha de Rock, no Néctar, dançando
A música Ancient faraó com Tribal Rock Fusion (setembro de 2007).

2008:

-Participação do Espetáculo Uma Noite no Cairo- Cia Vanessa Costa de Dança do Ventre, em 16 de Agosto de 2008 na Casa de Espanha, com performance de Tribal Fusion.

-Participação do PRIMEIRO FESTIVAL TRIBAL DO RIO- TRIBAL.FEST, realizado pela Escola de Artes Orientais ASMAHAN-RJ em 12/07/2008, com solo de Tribal Fusion.

-Participação no Espetáculo Fairuza no Rio, realizado em 26 de Julho de 2008, realizado no Tijuca Tênis Club, produção Christiano Markes, com performance de Tribal Fusion.

-Participação no BellyDance Fashion Rio, organização Elca Rodrigues, em 1 e 2 de Novembro de 2008, com performance de Tribal Gypsy Fusion(Gothic Gypsy).

-Participação do Espetáculo Uma Noite em Hollywood, do Espaço de danças Badawest de Cíntia Carvalho, em 14 de dezembro de 2008 com
Solo de Tribal Fusion.

2009:

-Ministrou worshop de Tribal Gypsy Fusion no Espaço Balady de Daniella Fernandes em 14 de Março de 2009.

-Participação do Espetáculo Deusas-Organização Elka Rodrigues, em
1 de Maio de 2009 com a performance  DEUSA KALI , estilo Tribal Fusion Dark Arts.

-Participação no RIO ORIENT FESTIVAL, III Encontro Internacional de Cultura do Oriente Médio,organização Cristiane Pimenta, em 7 de Junho de 2009 com performance de Gothic Gypsy- Tribal fusion dark Arts.

-Participação com performance Deusa Kali(Dark Fusion), na Festa STARFUCKERS-Cine Lapa,em 27 de Junho de 2009.

-Participação do Espetáculo HAFLA TRIBAL, Organização Nadja el Balady e Jhade Sharif, em 29 de Agosto de 2009, com solo de Dark Fusion.

-Participação no Evento Rítmos do Oriente, organização Stephanie Borges, em 05 de Setembro de 2009, com Dark Fusion.

-Participação no SEGUNDO TRIBES BRASIL- Festival Tribal do Rio, em 17 e 18 de Outubro de 2009, ministrando Workshop de Gothic Fusion e estreando com Rock Fusion no Grand Show do Evento.
-Professora de Tribal Fusion na Academia Rio Fitness (2009/Abril de 2010).

2010:

-Participação do Espetáculo Danças que Encantam, do Grupo Ghawazze de Anna Carollina Motta, em 27 de Março de 2010, com solo Dark Fusion.

-Participação no Espetáculo Underworld Fusion Fest-Nova Friburgo RJ em 17 de Abril de 2010.

- Entrou para a equipe de professoras da rede Asmahan de Artes orientais (Abril 2010).

-Participação no Evento Asmahan Nights em 08 de Maio de 2010 com Tribo Mozuna de ATS.

-Participação No TERCEIRO TRIBES BRASIL-Espetáculo Tribal Gênese como membro da Cia Caballeras do Asmahan, em 24 e 25 de julho de 2010, ministrando também o worshop de Gothic Gypsy.

- Participação no Espetáculo Alternativa Oriental 3ª edição, Organização Nadja el Balady, em 11 de setembro de 2010 com performance Dark Fusion e estréia como integrante da TRIBO MOZUNA DE ATS.

- Participação no Show da Banda Ruanitas no Hard Rock Café em 09 de outubro de 2010, com performance Rock Fusion.

-Ministrou o Primeiro workshop do Brasil de Rock Fusion em 16 de outubro de 2010, na escola Asmahan.

- Participação no Asmahan Nights- Halloween, Performance Antikorper(Dark Fusion), em 30 de outubro de 2010.

-Participação no Espetáculo de Cláudia Moppe –Miss Belly Dancers Brazil, com a coreografia Cameratta 666, no Trio de Dark Fusion da Equipe Asmahan, em 07 de novembro de 2010.


2011:

-Participação no Alternativa Oriental 5ª Edição em 19 de Março de 2011,com performance Dark Fusion com alunas e com Tribo Mozuna de ATS.

- Participação No QUARTO TRIBES BRASIL- CARPE NOCTEM em
25 de Junho de 2011.

- Participação no Asmahan Nights Unidade Freguesia, em 23 de Julho de 2011 com performance Dark Fusion.

- Participação no Asmahan Nights – IT´S ROCK em 24 de Setembro de 2011, com performances Rock Fusion.

-Participação no Asmahan Nights – Halloween em 29 de outubro de 2011 com performance The Crow-Dark Fusion.

-Participação do Alternativa Oriental 7ªedição, em 17 de setembro de 2011 com performance Bela Lugosi-Dark Fusion.

-Participação do Espetáculo Amala –Asmahan Freguesia, em 17 de Dezembro de 2011 com performance Bela Lugosi- Dark Fusion.

2012:

- Participação no Espetáculo Opchá de Danças Ciganas, em 3 de Março de 2012 com performance Gothic Gypsy Dark Fusion.

-Participação no Evento Estrelas do Oriente, em 17 de Março de 2012 com Dark Fusion.

- Participação na Festa Goth Box em 21 de Abril de 2012 com Dark Fusion.

-Início de sua parceria com o músico e produtor Ives Pierini com o Projeto Duabus Artibus –Music and Dance Duet (Maio de 2012).

-Participação no Espetáculo Baraka-ASMAHAN, em 26 de Maio de 2012, com performance Dark Fusion.

- Co-Produção e Performances no PRIMEIRO GOTHLA BRASIL em 23 e 24 de Junho de 2012.

-Performance na Festa Goth Box –Afther Party/Parceria com o Gothla Brasil, em 23 de Junho de 2012.

INTERNACIONAL:
-Participação como convidada no Espetáculo Rara Avis-Gothla Argentina, em 30 de Junho de 2012,representando oTribal Dark Arts do Brasil com a performance Dreams (Duabus Artibus).

-Participação da Festa da Cruz vermelha de São Gonçalo em 31 de Agosto de 2012 com performances de Dark Arts.

-Participação especial no Show de Inauguração do Núcleo Distrital da Cruz Vermelha na Zona Oeste, em 25 de Outubro de 2012 na Lona Cultural Elza Osborne. Performance com a música Dreams do seu projeto de parceria com o músico e produtor Ives Pierini – Duabus Artibus.

-Participação no Asmahan Nights-This is Halloween, em 26 de outubro de  
2012 com performances Dark Arts.

INTERNACIONAL:
-Participação como convidada no Espetáculo Raks Gothic-Gothla Chile e também para ministrar o workshop de Gothic Gypsy,em 10 de Novembro de 2012, representando o Tribal Fusion Dark Arts do Brasil com a performance Dreams (Duabus Artibus)

- Performance Dark Arts no Bazar Noir 29ª edição em 18 de novembro de 2012 no Teatro Odisséia-RJ.
-Participação Especial no Espetáculo Aquarela de Isodara Braga em 24 de Novembro de 2012 com a performance Dreams(Duabus Artibus).

2013:

- Ministrou Oficina de Tribal Fusion Dark Arts em 09 de Fevereiro de 2013 na Escola de Artes Orientais Asmahan.
- Participação no Asmahan Nights –Temas de Filmes com as performances The Crow e Games Of Thrones em 26/04/2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário